A equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1 anunciou recentemente o seu compromisso de investir em Combustível de Aviação Sustentável (SAF), tornando-se a primeira equipe esportiva global a fazê-lo, como parte do esforço para reduzir ainda mais as emissões de CO2 e avançar com o plano de se tornar Net Zero verificado pelo SBTi até 2030.
A sustentabilidade está no centro das operações.
Como uma equipe de Fórmula 1 que compete em vários continentes, há o trabalho incansável para entender o impacto ambiental gerado e o papel que se pode desempenhar na condução da mudança.
Como a Fórmula 1 opera com o avanço da tecnologia automotiva, há a responsabilidade de garantir que a equipe esteja na frente da inovação em tecnologias sustentáveis.
O Combustível de Aviação Sustentável (SAF) é um combustível de aviação renovável ou derivado de resíduos, uma tecnologia emergente reconhecida pela Organização da Aviação Civil Internacional por desempenhar um papel importante na redução das futuras emissões da aviação internacional.
Com a aviação respondendo por mais de um quarto de toda a pegada de carbono projetada, a Mercedes iniciou um investimento multimilionário em SAF, que melhorará significativamente nosso impacto ambiental geral, com a tecnologia líder do setor ajudando ainda mais a jornada em direção ao Net Zero.
O SAF se tornará um componente significativo da estratégia de sustentabilidade da equipe, refletindo nosso desejo de impulsionar a mudança na Fórmula 1 para corridas mais sustentáveis.
A compra de Combustível de Aviação Sustentável será usada para as emissões indiretas de aviação do Escopo 3, que estão excluídas do limite de custo da Fórmula 1, como voos para locais do Grande Prêmio e outras viagens aéreas de negócios.
“O combustível de aviação sustentável tem o potencial de transformar a maneira como viajamos e o impacto que temos no meio ambiente. Este é um tópico sobre o qual penso muito pessoalmente e profissionalmente. Eu voo muito; a equipe voa muito. Se tivermos que voar, precisamos encontrar uma maneira melhor de fazê-lo, e o SAF é a melhor solução disponível para a indústria da aviação no momento. Nosso objetivo é estar na vanguarda da mudança, usando nossa plataforma global de automobilismo como um modelo para um futuro mais sustentável e diversificado”, disse Toto Wolff, Diretor de Equipe e CEO da Equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1
Ao comprar reivindicações SAF, a Mercedes poderá alcançar uma redução de quase 50% na pegada de viagens aéreas dos funcionários da equipe de corrida, dando continuidade a compensação das emissões de carbono de aviação restantes com o Gold Standard, enquanto se trabalha com a indústria para dimensionar a disponibilidade da SAF.
Embora a produção e a disponibilidade atuais do SAF sejam limitadas, a oportunidade é imensa. A equipe de Formula 1 espera que o uso da poderosa plataforma global para apoiar o desenvolvimento e o crescimento do mercado SAF mostre o potencial do mesmo e prove a outros setores o quão grande impacto isso pode ter.
“Nosso objetivo é incorporar a sustentabilidade em todas as decisões que tomamos e ações que tomamos. Acreditamos que o Combustível Sustentável da Aviação pode mudar a maneira como os esportes e as empresas em geral, como alguns dos maiores usuários da aviação, podem exercer uma influência positiva no mundo exterior. Esperamos desempenhar um papel de liderança na demonstração do que é possível com a SAF e provar a outras indústrias o que pode ser alcançado”, comentou Alice Ashpitel, Gerente de Sustentabilidade e Meio Ambiente da Equipe Mercedes-AMG PETRONAS F1
Através deste compromisso, a Mercedes espera incentivar outros a fazer o mesmo, impulsionando mais investimentos na produção SAF.
Informações: Mercedes-AMG Petronas F1