Com tema “Reconectar o Mundo”, 41ª Assembleia da OACI foi iniciada hoje; veja como a ANAC irá participar

Siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av

Nesta terça-feira, 27 de setembro de 2022, teve início a 41ª Sessão da Assembleia da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI), na sede do órgão em Montreal, no Canadá. A Assembleia, que é o órgão decisório máximo da OACI, deve aprovar os trabalhos realizados pela Organização nos últimos três anos e estabelecer o plano de trabalho para o próximo triênio. Neste ano, a delegação brasileira no evento, será chefiada pelo diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Juliano Noman. 

Com o tema “Reconectar o Mundo”, essa edição terá como desafio estabelecer uma retomada segura e eficiente do transporte aéreo internacional pensando uma agenda com responsabilidade ambiental que inclui a redução da emissão de CO2 e agregando novas tecnologias como drones, eVTOL e dispositivos touchless. 

Com essas temáticas, a experiência brasileira nos últimos anos agregará as discussões durante os painéis da Assembleia. A ANAC apresentará seis Documentos de Trabalho e cinco Documentos Informativos. (Clique no link para conhecer os trabalhos).  

A Agência também será responsável pela presidência da Comissão Econômica e pela vice-presidência da Comissão Técnica da Assembleia. Essas atribuições reforçam o papel de destaque do Brasil junto aos 52 países membros da OACI.   

Todas as discussões e painéis da 41ª Assembleia serão transmitidas online pelo site da OACI. Para acompanhar, acesse o site. (Clique no link para acessar). 

Além da ANAC, compõem a delegação brasileira representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SNAC), Do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e Polícia Federal (PF). 
 

Eleição Conselho da OACI 

O Brasil, que é membro da OACI desde a sua fundação em 1944, tem sido sucessivamente eleito como membro do Grupo I do Conselho da OACI, que reúne os países com a maior contribuição para o transporte aéreo internacional. Novamente, o Brasil postulou a sua candidatura para reeleição ao Conselho. A votação está programada para acontecer em 1º de outubro. 

Como parte do projeto de reconhecimento do setor aéreo no Brasil, a ANAC disponibilizou um hotsite apresentando um panorama da aviação civil brasileira. O conteúdo pode ser acessado, em inglês, pelo endereço https://infograficos.anac.gov.br/aviationinbrazil/

Acompanhe a cobertura completa da participação da ANAC na 41ª Assembleia da OACI pelo site e pelas redes sociais da Agência.     

Informações via ANAC 

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *