siga o ONTIME no Instagram: @ontime.av
Foi anunciado recentemente pela canadense Bombardier que a empresa de táxi aéreo norte-americana NetJets será o cliente de lançamento do novo Global 8000.
Ao todo vinte e quatro jatos Global 8000 de ultra longo alcance devem ser operados pela NetJets, que recentemente encomendou quatro unidades adicionais do bimotor. O novo pedido ficou no valor de US$ 312 milhões (R$ 1,61 bilhão) e a empresa ainda converteu oito encomendas existentes para outros modelos do fabricante canadense.
Em conjunto com a Bombardier, a Netjets também trabalhará para atualizar todos os seus atuais Global 7500 para o Global 8000, o que deverá ocorrer quando as primeiras unidades do modelo forem entregues.
Global 8000
Apresentado no início deste ano, o Global 8000 é o mais novo flagship da Bombardier.
Oferecendo uma excelente performance e uma experiência excepcional aos seus passageiros, o novo jato terá uma autonomia de 8 mil milhas náuticas (14.816 km) e uma velocidade máxima de Mach 0.94. Com essas características, o jato será capaz de realizar voos diretos entre Dubai e Houston; Cingapura e Los Angeles e também Londres – Perth, na Austrália, entre outros trajetos de ultra-longo alcance.
Algumas das capacidades operacionais do modelo puderam ser testemunhadas em maio de 2021 em um voo de demonstração do Global 7500, que foi acompanhado por uma aeronave da NASA. Segundo a Bombardier, a aeronave atingiu o Mach 1.015 ao longo desse voo, quebrando a barreira do som. O jato foi a primeira aeronave civil a realizar um voo supersônico depois do Concorde.
Com capacidade para acomodar até 19 passageiros, o jato contará com uma iluminação sofisticada que ajuda a reduzir o efeito do jetlag nos ocupantes, além de um sistema de renovação de ar avançado e outros detalhes que o colocam no topo de sua categoria.
O Global 8000 deve chegar ao mercado em 2025 e vem em resposta ao Gulfstream 800.