Aeroporto de Saba: o menor do mundo

Pouso autorizado! Sejam bem-vindos ao Aeroporto Juancho E. Yrausquin, na Ilha de Saba, considerado o menor aeroporto do mundo a receber voos comerciais.

A Ilha de Saba é banhada pelo mar do Caribe e está localizada ao sul da conhecida St. Marteen e a cerca de 350 quilômetros de Porto Rico. Considerada um município especial dos Países Baixos, ela faz parte das Ilhas BES junto com Bonaire e Santo Eustáquio. A pequena ilha vulcânica possui 18 km² e estima-se que tenha pouco menos de 2 mil habitantes.

Com litoral todo de rochas e sem praias de areias brancas, Saba tem uma natureza exuberante, além de uma rica vida marinha. Uma única estrada, a “The Road“, conecta as quatro cidadezinhas da ilha e para chegar lá o viajante tem duas alternativas, ou de balsa ou de avião. Se optar pelo último meio de transporte mencionado, você certamente terá uma experiência única ao pousar no menor aeroporto do mundo, situado entre dois penhascos, o Juancho E. Yrausquin Airport (SAB / TNCS).

História

Voltamos para 1960, quando o acesso à ilha de Saba era possível somente pelo mar através de barcos ou hidroaviões, que não eram regulares. Naqueles tempos, poucos acreditavam que a ilha poderia comportar aeroporto, dado ao seu relevo irregular, repleto de morros e montanhas. Aos olhos do entusiasmado aviador Remy de Haenen isso era possível e ele ajudou a realizar o feito.

Oficialmente inaugurado em 1963, o aeroporto recebeu o nome Juancho Irausquin, homenageando o Ministro de Finanças das Antilhas Holandesas, mas quem pousou lá primeiro foi Haenen, três anos antes da inauguração, quando o local já era classificado como um aeroporto. Um pequeno terminal também foi construído para atender os passageiros que começaram a pipocar a partir de dezembro do mesmo ano, mês em que a Windward Islands Airways iniciou seus voos em Saba com o Donier Do-28 STOL (melhor performance para pouso e decolagem em pistas curtas) com rápidos voos de aproximadamente 10 minutos de/para St. Maarten. Dois anos mais tarde, em 1965, a empresa Winair estreou seus voos na ilha com os Twin Otter.

Em 1998, o Aeroporto de Saba foi completamente destruído pelo furacão George, que devastou tudo que viu pela frente e trouxe diversos prejuízos para a população de Saba e ilhas vizinhas. Quatro anos mais tarde, a reconstrução do aeroporto foi finalizada e ele foi reinaugurado.

A última reforma no aeroporto Juancho E. Yrausquin aconteceu em 2018, durante a baixa temporada de turistas. Aeronaves ficaram impossibilitadas de pousarem lá, uma vez que a pista foi totalmente reformulada com a troca do asfalto pelo concreto. Um heliponto, ajustes na iluminação e renovação das marcações no solo também foram outras melhorias realizadas.

Desafios e acidentes

Além de ser o menor do mundo, o Aeroporto de Saba também é considerado um dos mais perigosos do planeta. Os fortes ventos e a curta pista de 400m com penhascos em ambas as cabeceiras, são os principais desafios que os pilotos enfrentam ao pousarem por lá.

Mesmo desafiador e considerado como um dos mais perigosos, apenas dois acidentes aéreos aconteceram em Saba, um deles não tendo ligação com as adversidades diariamente enfrentadas pelos pilotos.

De acordo com o site, Bureau of Aircraft Accidents Archives, no dia 17 de maio de 1971, um Donier DO28 perdeu o controle ao tocar o solo do Aeroporto de Saba e saiu da pista. Nenhum ocupante ficou ferido e uma cabra foi atropelada pela aeronave. O principal motivo da ocorrência foi a tentativa de pousar com fortes ventos de través.

Muitos anos depois, em 2015, um Cessna C208B Cargomaster da Mountair Air Cargo voava de Porto Rico para St. Kitts e Nevis quando uma fumaça vinda do compartimento do motor surgiu na cabine e obrigou o comandante a colocar sua máscara de oxigênio. A temperatura do motor aumentou consideravelmente e o aviso alertando sobre a baixa pressão do óleo começou a soar. O piloto então decidiu mudar o seu curso e alterar o trajeto para o Aeroporto de Saba. O motor parou de funcionar e depois de tentativas frustradas para ligá-lo novamente e vendo que não iria conseguir alcançar o aeroporto, , o comandante optou por realizar um pouso forçado no mar. A aeronave impactou as águas do Mar do Caribe a cerca de 900 metros de distância da costa da ilha de Saba. O piloto, que era o único ocupante, conseguiu sair da aeronave e logo foi resgatado.

Aeroporto atualmente e dados técnicos

Em 2021, o Aeroporto de Saba recebeu 3230 aeronaves e movimentou 15260 passageiros (somando chegadas e partidas). No ano de 2019, antes da pandemia, o número de viajantes chegou a bater mais de 30 mil. Atualmente, o aeroporto possui em média onze voos semanais, todos eles para a ilha vizinha de St. Maarten e operados pelo Twin Otter da Winair.

Especificações:

  • Cabeceiras: 12 e 30
  • Comprimento da pista: 400 metros
  • Elevação: 60 metros
  • Coordenadas: 17°38′44″N 063°13′14″W

Assista ao vídeo abaixo do canal JustPlanes e confira as operações no Aeroporto Juancho E. Yrausquin:

Chegamos ao final da nossa passagem por este aeroporto tão singular do nosso planeta. Você já o conheceu ou gostaria de conhecê-lo?

Nos vemos em uma próxima jornada pelo mundo da aviação!

Links utilizados como fonte de pesquisa:

Outlook Traveler

Sea Saba

Den Ouden

Disciples of Flight

Caribbean Netherlands; Aviation

Aviation Safety Net

Bureau of Aircraft Accidents Archives (baaa-acro.com)

Fábio Passalacqua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *